terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Dinheiro maldito!

Meus pais sempre falavam: "Dinheiro que vem fácil, vai fácil. É dinheiro maldito!". Eu já pude comprovar isso diante de algumas situações que vivi. Uma vez minha ex-mulher ganhou um carro importado através de uma dessas cartelas que a gente compra pela rua ou nas bancas de revista. Saiu pra ela e pra outro cara. Decidimos vender o carro e dividir o valor. Deu, na época (há dez anos), uns 15 paus pra cada, o que daria pra comprar outro carro nacional zero. Guardamos a grana na poupança, mas aos poucos ela foi sendo consumida por pequenos descontroles em nosso orçamento e outros imprevistos e não durou mais que seis meses. Essa é uma das histórias. A outra foi uma bela grana de ganhei de comissão num trabalho pra uma agência. Não fiz nada, só indiquei o cliente. Também foi embora sem eu perceber. Passei a confiar mais naquilo que é suado mesmo, pelo menos você se programa pra gastar e gasta com as coisas certas (bom... nem sempre!).

Hoje acompanho de perto a briga pelo prêmio da mega-sena que saiu para apostadores de Joaçaba, interior de SC. Relembrando o caso, um marceneiro diz que deu dinheiro e os números para o ex-patrão fazer a aposta. O ex-patrão diz que usou datas de aniversário da família no jogo. Resultado: briga na justiça, troca de ameaças e uma bolada de (hoje) 29 milhões de reais bloqueada na justiça desde setembro de 2007. E o pior: as partes não aceitam dividir o dinheiro. Porra, seriam quase 15 milhas pra cada! É dinheiro pra viver o resto da vida sem esquentar a cabeça, tomando champanhe na beira do mar. E só com os juros!! Mas não, os caras estão brigando na justiça e na polícia. Semana passada morreu uma testemunha do ex-patrão. O cara que matou ele confessou, foi preso e assassinado na cadeia. Na delegacia de Joaçaba há um monte de Boletins de Ocorrência contra o jovem marceneiro e o ex-patrão dele. Uma bafafá do cacete!

Pela primeira vez vejo uma decisão acertada da justiça - enquanto não houver acordo, tá tudo bloqueado. Melhor ficar assim. Como meus pais diriam, "é dinheiro maldito", não vai trazer felicidade pra nenhum deles. Ao contrário, já está causando dissabores desde o início. Os que brigam por ele agora estão escondidos, com medo de sair às ruas, de enfrentar a imprensa, reclusos em sua própria ganância. Sofrem da "maldição da mega-sena" que já causou outras brigas e até mortes pelo país afora.

Como sei que não vou ganhar dinheiro fácil nunca (mas perder, sempre..rs), prefiro o meu "cascaio" suadinho!

Minha poupança: agora entendem porque a dor nas costas?

1 comentário

Anônimo disse...

Bom, minha máxima é: "Ganância é atalho para a desgraça".
O caso de Joaçaba é exemplo típico de ganância e, principalmente, de burrice das partes. Se o juiz local determinou divisão...
Mas, não esqueçamos que os advogados locais estão fazendo "A" festa!
Geeeeente! Bem feito para as partes!
Abraço.
Renate

Postar um comentário