domingo, 18 de janeiro de 2009

Comidas honestas e desonestas

Saí pra jantar com minha mulher sábado a noite. O desejo era uma boa massa e um bom vinho pra acompanhar o clima chuvoso e fresco. Queríamos uma comida honesta. Chamo assim aquela que vem em boa quantidade pra duas pessoas, com sabor entre o "razoável e o muito boa" e com o preço de mercado, variando apenas de acordo com o aconchego do lugar. Detestamos ambientes claros e cheios demais, com barulho excessivo e sem nenhum charme. Pra nós uma cantina agradável tem de ter luz indireta - pouca - som ambiente baixo mas audível, um clima romântico e um bom atendimento. Encontramos um lugar onde nunca tínhamos ido, com todos esses ingredientes. Não era nada de avassalador - já vi trattorias bem mais charmosas. Pedi uma água, escolhi um bom vinho num cardápio bastante completo (mas sem opções mais acessíveis) e fomos ver os pratos. Aí veio minha surpresa - voce escolhe o tipo de massa e o tipo de molho, até ai tudo bem. Mas os preços também são separados e aí é que me senti explorado. Os pratos de massa custavam de 40 a 60 reais, dependendo da pasta. Aí voce escolhia o molho que custava ainda outros 40 a 65 reais, dependendo do tipo. Perguntei ao garçom: "se eu escolher só a massa ela vem como?". "Apenas cozida com sal, sem molho nenhum", respondeu ele. E POR 45 PAUS?? Quase levantei e fui embora, mas como bom cavalheiro decidi saber se ela valia tudo aquilo, ou seja, 85 reais um prato pra dua pessoas (a média em qualquer boa cantina fica em 40, 45 reais). Escolhemos espagueti e um molho a base de gorgonzola e nozes. Muito bom mas nada de excepcional, nada que eu já não tenha comido em casa mesmo (é que a Débora cozinha muitíssimo bem, ainda mais massas). Me senti ultrajado no meu direito de consumidor com a conta de 180 reais. Tá bom, eu poderia ter levantado e ido embora antes de pedir, mas sempre fico até o final pra poder dizer se o lugar vale a pena ou não, se vale voltar ali outra vez ou não. E ali não vale! O atendimento é bom, a comida é boa, MAS O PREÇO NÃO É HONESTO! Já comi em cantinas melhores em Florianópolis e gastei metade dos 180 pausa da conta de ontem, mesmo tomando um bom vinho. O lugar chama-se HOSTERIA SAPORE DI SALE, na Bocaiuva.

Esse é um problema que acontece em Florianópolis nessa época do ano. Aqui não explora-se o turismo, EXPLORA-SE O TURISTA! Pior ainda para os que moram aqui e pagam o preço de quem tá de férias gastando o décimo terceiro. Graças a Deus, já passei da fase de escolher o prato pela coluna da direita do cardápio. Já gastei quase 300 pilas num jantar pra dois e saí dizendo a todos que valeu a pena pra caramba. O que detesto é passar por trouxa. Todo mundo sabe que uma boa massa em qualquer lugar do país, com molho e tudo, custa em torno de 50 reais, pra ser cara. Até em São Paulo se come muitíssimo bem gastando menos que isso. Faltou honestidade ali, faltou respeito com seus clientes. Talvez seja por isso que nunca ví o restaurante cheio. Outro dia também fui comer uma pizza na Cachoeira do Bom Jesus que custou em torno de 70 reais - só a pizza sem as bebidas. Outra desonestidade!! Era boa, mas não excelente. Pior foi pedir azeite de oliva extra-virgem e a garçonete me colocar na frente uma lata de "óleo composto de soja e oliva". Quase tive uma síncope nervosa. "Do outro não tem", disse ela amavelmente. Cara, uma pizzaria que não tenha, no mínimo, um bom azeite, pode fechar as portas. Mas como tem turista trouxa pra bancar o preço, elas vão seguindo. Por isso que eu falo: nesse país falta honestidade até na comida!

1 comentário

Anônimo disse...

Trabalhar e viver do turismo realmente difere de "viver dos turistas". Não faço turismo em Floripa, mas algumas vezes já me senti "mordida" por ali pelo simples fato de querer me alimentar em algum lugar melhor. Oras!
Na Toca da Garoupa, por exemplo, paga-se pelo alimento e pelo charme do lugar. Muito mais pelo charme do lugar, claro.
Mas aprendi...ihihih... Se o preço do cardápio não me apetece, agradeço e vou embora. E daí? Com R$ 200,00 faz-se uma pasta, toma-se vinho da melhor qualidade e sobra grana para ir ao teatro, museu, cinema ou, caso queira, até o motel.
Vamos ser mais espertos? Grana não dá em árvores...rsss
Renate

Postar um comentário