Cinco milhões de dólares! Isso é o que dois canais de TV a cabo e uma empresa de entretenimento americanas vão pagar para poder transmitir alguns eventos que fazem parte da cerimônia de posse do presidente eleito do EUA. A HBO desenbolsou US$ 2,5 milhões para cobrir o mega-concerto deste domingo no The Mall, em Washington, que terá estrelas do peso do U2, Bruce Springsteen, a deliciosa Beyoncé entre outras. A Disney gastou mais 2 milhões de doletas na transmissão de outro concerto, na segunda, dedicado a crianças e com a presenças da primeira e da vice-primeira-damas americanas. E até a MTV entrou no rateio ao pagar 650 mil verdinhas para ser a única a exibir em seu canal uma outra festa com a presença de Obama.
Bom, o nada-bobo Obama não fez nada de ilícito com a venda das transmissões (Clinton já tinha feito o mesmo em 93) mas causou uma balbúrdia danada com as negociações. A gente até entende: o governo americano está mesmo precisando de grana com a crise que assola o país, não é mesmo? Coitados! E esta não foi a única arrecadação que o Comite de Posse conseguiu não - ja existem outros US$ 35 milhões em caixa! E o mais curioso: nenhum centavo, garante os obamistas, veio de empresas, comitês políticos, lobbistas e estrangeiros. Veio do povo mesmo.
Aqui no Brasil foi quase a mesma coisa. Pra ser empossado de novo Lula recebeu muitos milhões de reais. Mas não era pra fazer festa de posse não - foi na campanha mesmo. E ao contrário dos EUA, essa grana veio de empreiteiras, políticos interesseiros e lobbistas (um monte!). E enquanto que aqui o governo amarrou o rabo com esse grupo, lá nos EUA o compromisso é com quem doou "os pilas" - O POVO! Viu?É apenas uma pequena diferença de pioridade.
Gilmar e a sombra do golpe e do terror
Há 5 horas
seja o primeiro a comentar!