quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Seriedade ou exagero?

Essa semana o governo chines condenou à pena de morte 3 diretores de empresas de leite. Outros dois pegaram prisão perpétua. O motivo foi a fabricação de leite adulterado e com baixa qualidade - crime que no Brasil dá, no máximo, multa com direito à recurso. Tudo bem que aqui não temos pena de morte nem prisão perpétua, porque se tivéssemos e a justiça fosse séria, ia faltar lugar nos presídios e cemitérios. Leite adulterado a gente bebe todo dia, a não ser que você deite embaixo da vaca com a boca aberta.

Será que a condenação foi exagero ou a China realmente é um país sério no cumprimento de suas leis (o que não acontece aqui)? A justificativa para as penas foi o risco em que as empresas colocaram os consumidores. Pra mim isso é ser um país sério. Condenar a morte ou perpétua é exagero. Mas se na filosofia chinesa matar é irremediável, colocar milhões de pessoas em perigo é pior ainda. Como corrupção na China também é execrável seria difícil algum desses condenados "comprar" alguém do judiciário de lá pra escapar da pena. Já aqui...

Podemos dizer então que a justiça da China é séria mas exagerada. Enquanto isso nós damos outro exemplo - o de proteção a terroristas italianos. políticos corruptos e empresários que com determinadas atitudes colocam milhões de vidas em perigo com produtos falsificados e adulterados. Mas isso tem sua vantagem - o Brasil sempre aparece nos filmes de Hollywood quando algum criminoso precisa fugir pra algum lugar. Uma baita mídia internacional!

1 comentário

Anônimo disse...

Nem deitando embaixo da vaca você vai beber leite isento de contaminações. Ou acha que as vacas dão tanto leite hoje em dia só de comer capim? Mesmo que fosse, o capim anda contaminado com defensivos já.
Concordo que é exagero a pena capital lá na China. Por outro lado, depois disso, outros vão ter algum receio em adulterar leite e etc. Enquanto isso, aqui no país das margens plácidas, deita-se, rola-se e lucra-se. Punição? Que bobagem é isso?
Abraço
Renate

Postar um comentário