quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Porque o Brasil é o que é

Recebi o texto abaixo pela internet e achei interessante dividir com vocês. Explica com lucidez os motivos de sermos o país e o povo que somos e revela a oportunidade que perdemos de sermos muito melhores. Bom para refletir sobre isso.

"Investigações demonstram que a diferença entre os países pobres e os ricos não é a idade. Isto pode ser demonstrado por países como Índia e Egito, que têm mais de 2 mil anos e ainda são muito pobres. Por outro lado, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que eram desconhecidos há 150 anos, hoje são países desenvolvidos e ricos. A diferença entre países pobres e ricos tampouco está nos recursos naturais disponíveis. O Japão, por exemplo, possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial. Este país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima de todo o mundo e exportando produtos manufaturados. Outro exemplo é a Suíça, que não produz cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano. Não obstante, produz laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que oferece uma imagem de segurança, ordem e trabalho, transformando-o na caixa-forte do mundo.

Executivos de países ricos que se relacionam com países pobres evidenciam que não existe diferença intelectual realmente significativa. A raça, a cor da pele tampouco são importantes: imigrantes qualificados como preguiçosos em seus países de origem são a força produtiva de países europeus ricos.

Onde está, então, a diferença? A diferença é a atitude das pessoas, moldada no decorrer dos anos pela educação e pela cultura. Ao analisar a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:

1. A ética, como princípio básico.
2. A integridade.
3. A responsabilidade.
4. O respeito às leis.
5. O respeito pelos direitos dos demais cidadãos.
6. O amor pelo trabalho.
7. O esforço para economizar e investir.
8. O desejo de superar.
9. A pontualidade.

Nos países pobres, apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária. Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco. Somos pobres porque nos falta atitude. Nos falta vontade para cumprir e assumir esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas. Somos assim por querer tomar vantagem sobre tudo e todos. Somos assim por ver algo que está mal e dizer: “deixa como está”.

Devemos ter atitudes e memória viva. Só assim mudaremos o Brasil de hoje. Provavelmente você é uma dessas pessoas que fazem a diferença e lutam para mudar nossa sociedade corrupta e sem princípios. Mas não esqueça que ainda existem muitos necessitando entender que a falta de princípios é a raiz da miséria.

Os pensamentos geram atitudes, atitudes geram hábitos, hábitos geram um estilo de vida. Estilo de vida é o reflexo do caráter. O caráter de um povo é o reflexo daquilo que ele pensa e seus representantes no governo, por isto, não pensam diferente. Nós somos o que pensamos e não o que pensamos que somos."

Tradução de Jorcelangelo L. Conti

1 comentário

Luís Delcides disse...

Ogg, leia a minha resposta no meu blog : www.luisdelcidess.blogspot.com

abs,

Postar um comentário