quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sucata ambulante tem mesmo que ir pro ferro-velho!

O Governo dos Estados Unidos aprovou medida para diminuir o número de carros velhos nas ruas. Quem entregar o "pangaré de lata" a um ferro velho, vai receber um bônus de US$ 4,5 mil (cerca de 9 mil reais) para a compra de um modelo mais novo. Os EUA estão investindo cerca de 3 bilhões de dólares nisso - muito inferior aos gastos do país para reduzir a poluição causada por estes veículos e para resolver problemas de trânsito com as quebras e acidentes que eles provocam.

É uma maneira de pensar inteligente, bem diferente do Brasil onde as latas velhas são isentas de IPVA, o que motiva sua compra. Dá até medo de circular ao lado desses monstrengos sem freio, sem segurança, com parachoques caindo pelas ruas. Tá bom, você vai dizer que nos Estados Unidos um carro zero popular custa metade do que custa aqui. E aí eu vou dizer que é mais um problema que ninguém pretende resolver por aqui. Você sabia que do valor total de um carro no Brasil, mais de 50% são impostos que vão pro bolso do governo? E que vantagem você leva nisso? Ah, a redução do IPI! Tá bom, vá calcular o quanto você tá pagando a mais de licenciamento, seguro e financiamento e venha me dizer que os carros realmente estão mais baratos! Papai noel, saci pererê e duende realmente existem!!!

1 comentário

Luís Delcides disse...

seria ótimo se houvesse uma politica de renovação de frota. Mas algo sério, onde essas carros velhos servissem como subsídio para a fabricação de novas peças. Não se fala tanto em sustentabilidade? Então que ela seja praticada aí, numa politica de compra de automóveis. Onde o cidadaõ que tem um carro acima de 20 anos dá em troca por um carro mais novo e tem subsidios como desconto no IPVA, IPI, Licenciamento. Quem sabe haveria mais melhorias para o transporte coletivo, menos pessoas usariam o automóvel!

Outra, eu disponibilizei um link do seu blog nos meus dois blogs: www.pauliceiadojazz.blogspot.com e www.luisdelcidess.blogspot.com se for possível você disponibilizá-los no seu, agradeço.
Ogg,você é músico e gostaria de saber qual é o seu estilo musical, se suas músicas são voltadas mais para a MPB, Como é?

abs,

Postar um comentário