sábado, 26 de setembro de 2009

Enfia a buzina...

Estou prestes a criar um adesivo pra colar no carro que, tenho certeza absoluta, fará o maior sucesso no trânsito de São Paulo - "ENFIA A BUZINA NO C...". Perdoem-me a grosseria, mas não vejo forma mais delicada de dizer ao motorista atrás de mim que contenha-se na hora de apertar aquela rodinha no meio do volante. É a coisa mais neurótica que já vi. Estou parado no semáforo, já com a primeira engatada e antes mesmo que o verde surja na minha frente, já tem um paspalhão na minha traseira metendo o dedão na corneta dele. Uhhhh que ódio!!! Ou o cara é vidente e prevê a hora em que o verde vai entrar ou fica olhando o semáforo da perpendicular - amarelou, mete o dedo!

As vezes, parado em cima da ponte da Av. Antártica, vejo o sinal lá embaixo abrir. É lógico que a fila vai demorar a andar, mas o imbecil ao meu lado, que deve ter comprado a buzina naquele dia, enfia a mão achando que o cara lá na frente vai ouvir. Dá voltade de falar "ô seu boçal, buzina mais alto que os outros 354 carros que tão lá na frente não escutaram!". Aqui em São Paulo instituiu-se a buzina como meio de fazer o trânsito andar. Aí, além daquela barulheira infernal de escapamentos rachados, motores funcionando, sirenes se esguelando, ainda tem o buzinaço promovido pelos apressadinhos que acham que o vento da buzina vai empurar o carro da frente.

Eu aprendi que buzina é um sinal sonoro de alerta e não funciona como apito de juiz de futebol que soou, a coisa anda. Quando me mudei pra cá, até pensei em mudar a buzina do meu carro e colocar uma de caminhão. Isso porque outro dia vi um fiat 147 do meu lado que buzinou tão forte que o parachoque dianteiro chegou a cair, tamanha a potência. Caraca! A minha soa como um pardal rouco tentando imitar curió. Ao invés de fazer o trânsito andar, o cara do Fiat parou a rua porque teve que descer pra colocar o parachoques no porta-malas. Manezão!

Gente, uma das soluções para o trânsito de São Paulo passa, antes de mais nada, pela reeducação do motorista. E já que a maioria tem um impulso compulsivo de ver seu carro berrando como uma vaca louca, deveria ser assim: quando tocar a buzina, o mané leva um puta choque no dedo. Aí, quem sabe, a coisa começa a mudar. Ou senão, vou vender meu adesivo por ai. Assim o cara vai pensar um pouco mais se lembrar do tamanho da corneta que ele botou no carro dele. Não vai ser fácil enfiar aquilo ali.

2 comentários

Ney disse...

E tudo depende do contexto. Por exemplo na Índia, onde comumente não existem semáforos, a maioria dos veículos tem escrito atrás: "Buzine, por favor". Interessante não? Além de tudo eles pedem por favor. Passei quase um mês por lá e certamente que acontecem, mas não presenciei único acidente, nem mesmo com cachorros e vacas soltos nas vias.

Hoje, mesmo cidades do interior estão com o trânsito congestionado e me pergunto: será que estamos pereparados para quando parar tudo de vez?

O vídeo com link abaixo, de uma esquina em Hanói mostra como na aparente confusão todos (pedestres, carros, bicicletas e motos) vão dando o seu jeito para locomover-se. Às vezes parando, às vezes acelerando mas como é dito: a atenção, nos livra da tensão.

http://www.youtube.com/watch?v=oqu-syuydAk

Lima disse...

Notícia do jornal Agora on line (10/10/2009)

Funcionário público morre em briga de trânsito pois BUZINOU e passageiros de outro veículo ficaram incomodados.

http://www.agora.uol.com.br/policia/ult10104u636310.shtml

Postar um comentário