terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ano novo! Será mesmo novo?

Estamos entrando em um ano novo. Engraçado como o dia 01 de janeiro se tornou um divisor de águas em nossas vidas. Parece realmente que tudo vai mudar daqui pra frente. Como é forte essa crença em que apenas a virada de um dia pro outro pode tornar as nossas vidas melhores. Também acreditava nisso, mas depois de viver 44 anos achando que no ano novo alguma coisa sempre muda, só tive uma certeza: que o primeiro dia do ano sempre foi de ressaca, um dia em que você fica imprestável, prostrado no sofá apenas aguardando o tender ser requentado pra você encher a pança. E isso lá pelas quatro da tarde porque, depois de encher a cara até o dia clarear, ninguém quer saber de acordar cedo.

Mas como o brasileiro é um povo de fé, vamos crer então que será tudo diferente. Será mesmo? vamos conferir. Na noite do dia 31 de dezembro de 2007 você fez o que? Prometeu fumar menos, emagrecer 10 quilos, dormir mais cedo e acordar mais cedo, fazer mais exercícios, brigar menos com os colegas de trabalho, ser mais zen, ser mais solidário, se empenhar mais no trabalho, quitar todas as suas dívidas, fazer as pazes com uma pessoa da família, deixar de ser egoísta, voltar a fazer inglês, não encher tanto a cara, comer menos carne, ter um filho, plantar uma árvore, brigar menos com a esposa, não ser tão chato com os amigos, parar de reclamar de tudo... enfim, você tenta mudar coisas que são da sua natureza e muitas vezes se esquece de que elas vão morrer com você. Conseguiu, pelo menos, 30% disso tudo aí? Claro que não, ninguém é perfeito. E não fique se cobrando por isso agora porque em 2009 será a mesma coisa - você vai se prometer um monte de coisas e não vai conseguir realizá-las. E sua vida não vai mudar por causa disso - você vai continuar sendo feliz, ou infeliz, do mesmo jeito. Agora eu pergunto: porque essas mudanças só precisam acontecer a partir do dia primeiro de cada ano? Porque não pensar nisso dia 04 de junho, por exemplo? Porque a gente cresceu acreditando que o ano novo traz novas esperanças. Pura balela! Na verdade a gente fica procurando uma desculpa pra tentar fazer as coisas diferentes. "Ahaaaa, agora com o ano novo a coisa muda!!" Talvez a numerologia explique porque o ano novo pode ser diferente do velho, sou leigo nesse assunto. Mas usar seu comodismo e esperar o ano virar pra tomar as decisões que poderiam ser tomadas em qualquer tempo, tenha paciência né?

Pior é ouvir aquele pobre coitado dizendo que "meu ano foi uma merda". Principalmente sabendo que ele conseguiu realizar mais 50% dos seus desejos acima. Porra, então pra que prometer coisas que vão tornar seu ano uma merda? Deixa como tá! O que agente precisa, na verdade, não é emagrecer, parar de fumar, beber menos, brigar menos... o que precisamos nos prometer no ano novo é tentar ser mais felizes, às vezes querer ter menos razão e viver um pouco mais com emoção. Lembre-se que apenas os incrédulos, imbecis, ignorantes e infelizes preferem estar certos sempre. Quando admitimos que a felicidade é uma sensação melhor que do que a razão, descobrimos que tudo a nossa volta se torna mais fácil, mais palatável. E isso significa ter humildade. E humildade é o melhor que possamos querer ter em nossas vidas num novo ano!

1 comentário

Anônimo disse...

EU PROMETO SER FELIZ EM 2009!!!

Postar um comentário