terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Futeguerra, já ouviu falar?

O futebol brasileiro acabou, perdeu o brilho, virou esporte de marginais e vândalos. Quem assistiu a barbárie no clássico entre São Paulo e Corinthians no último domingo pode confirmar isso. E olha que esse tipo de confusão já não é nenhuma novidade, muito menos uma coisa que só acontece em São Paulo - baderna semelhante foi registrada em Belo Horizonte onde um jovem morreu baleado depois de Cruzeiro e Atlético.

Em São Paulo tenta-se minimizar esse tipo de bagunça diminuindo a presença de torcidas visitantes aos estádios. Funciona da seguinte forma: o time que não tem o mando de jogo recebe apenas 10% dos ingressos totais colocados a venda. No clássico de domingo, por exemplo, apenas 6 mil ingressos foram disponibilizados para os corinthianos, dos 60 mil colocados a venda. E adiantou? Isso impediu que houvesse confusão, gente machucada e conflito com policiais? Claro que não porque o problema não está na quantidade de torcedores - está na selvageria deles. Não importa se são 6 mil, 60 mil ou 600 pessoas, sempre vai haver confusão. Os torcedores paulistas não vão ao campo prestigiar o futebol, eles vão mesmo é pra pancadaria. Basta ver os confrontos marcados pelas comunidades no orkut entre torcidas rivais. Aquela época de levar seu filho e a mulher ao estádio num domingo de lazer, já era! Hoje não dá nem pra passar nos arredores.

Daqui a pouco as partidas serão apenas televisionadas, sem torcedores nas arquibancadas. E quando isso acontecer o futebol já não será mais a paixão do brasileiro, jogadores não ganharão mais milhões de reais e os cartolas não lucrarão tanto como lucram hoje. Aliás é essa ganância que acabou com o brilho da bola rolando. Cartão vermelho pra isso tudo!

1 comentário

Ju Sizinando disse...

Ve meu blog...
Aiii, que saudades!

Postar um comentário