sábado, 17 de outubro de 2009

O menos realmente é mais

Eu, entrando numa loja dez anos atrás. Pego umas cinco camisas, umas quatro calças, dois pares de sapatos, dois cintos. "Quanto deu moço? Mil e duzentos reais? Divide em 3 vezes?" Saco o talão de cheques, pago e ainda vou pro restaurante do shopping gastar mais uns 150 pilas no almoço.

Dez anos atrás eu tinha uma vida boa, ganhava bem e gastava bem também. O problema era a dor de cabeça pra pagar estas contas. O cheque especial tava sempre no vermelho, cartão de crédito estourado e vencido, desespero! Eu era muito perdulário, muitas vezes gastava sem necessidade. Acha que eu precisava daquelas cinco camisas, calças, cintos e sapatos? Que nada! Semana antes eu tinha feito compra semelhante. Mas eu era o "cara da TV", precisava sempre estar "na onda".

Com erros cometidos que me fizeram abrir mão do conforto que já tive, fui obrigado a mudar. Desde que perdi tudo, percebi que sou muito mais feliz com o menos que tenho hoje. Já não moro mais em casões com piscina, não tenho mais duas empregadas, tenho apenas um carro na garagem que divido com a minha mulher no dia-a-dia e não gasto mais em lojas como antes. Só um detalhe: hoje ganho muito mais que naquela época. O que mudou? Minha percepção do que realmente pode me trazer felicidade.

Descobri que descomplicar a vida é o melhor caminho para se ter mais paz e harmonia. Hoje sou uma pessoa muito mais comedida nos gastos (apesar da minha mulher achar que não - ela não me conhecia antes). Hoje compro quatro calças e cinco camisas em um ano, mas só por estar realmente precisando. E me viro muito bem numa Renner ou C&A. Não sou de marcas, gosto daquilo que me veste bem e pronto.

Gosto de comida simples, de vestir camiseta, tênis e jeans pra ir a uma festa e até já comprei relógio em camelô. "Po, mas você é o cara da televisão!", me dizem sempre. E daí? Sou uma pessoa comum como qualquer outra. Compro na 25 de março, como coxinha de boteco e detesto restaurante caro. Meu prato predileto é arroz, feijão, carne moída e salada de tomate. Ser simples me trouxe mais tranquilidade para fazer aquilo que gosto e me aproximou de pessoas verdadeiras, daquelas que não estão do seu lado apenas por você ter o que tem.

Ter menos hoje me dá mais. Descomplicar a vida é a essência do bem estar. E a melhor coisa do mundo não é olhar à sua volta e ver o que conseguiu adquirir. O melhor de tudo é poder olhar pra sua mulher e pra sua minúscula cachorrinha de estimação e pensar "Caraca, como eu sou feliz com isso!".

2 comentários

Roberta disse...

É vivendo e parendendo viu, pq quem é que nunca cometeu esses suícidios financeiros!!
Mas o pior é a gente perceber que na maioria das vezes fazemos isso para imprissionar aos outros, do que pra nos satisfazer na verdade.

Leila Franca disse...

Eu já descobri isso há alguns anos atrás. Agora estou aplicando a mesma idéia para as coisas dentro de casa. Para que a gente tem tantos objetos? Só pra complicar o dia-a-dia. Tenho tentado me desfazer do excesso de coisas e ter ao meu redor somente o essencial. É uma diferença enorme!

Postar um comentário