quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Focinho de porco não é tomada!


Esse velho ditado da cultura popular brasileira vai acabar. Ou, pelo menos, vai ser incoerente usá-lo. Isso porque as tomadas do país vão mudar. A não ser que o nariz do porco também mude geneticamente e passe a ter "3 furos", o ditado não vai servir mais.

É isso que o governo, numa "brilhante" idéia, determinou em nova lei que passa a vigorar a partir de 2010. As novas tomadas que os brasileiros terão de usar em suas casas terão três furos, redondos, o central um pouco mais abaixo da linha horizontal dos demais. Os buracos multi-uso atuais, que permitem a introdução de pinos chatos ou arredondados, vão desaparecer. A justificativa, diz o comitê que determinou isso, é segurança. Os novos modelos seriam mais seguros que os atuais.

Na minha opinião, acho uma tremenda besteira que vai nos fazer gastar uma grana para trocar as tomadas da nossa casa, cada vez que comprarmos um aparelho que venha com o novo plugue "tri-pino". E conhecendo bem o "jeitinho brasileiro de levar vantagem" em tudo, como dizia nosso querido Gerson, sinto cheiro de problema aí - ou melhor, cheiro de algo queimando em curto circuito!

A norma diz que todo imóvel construído a partir de Janeiro/2010 terá de usar o novo modelo na instalação elétrica. Mas o que eu faço com meus 234 aparelhos eletrônicos e carregadores quando eu quiser me mudar pra casa nova? Compro uma régua-extensão e ligo tudo ali ou compro tudo novo?

As tomadas podem até ser mais seguras porque impedem o contato da mão com os pinos metálicos por onde passa a corrente elétrica. Talvez não tomemos mais choque. Mas especialistas dizem que uma simples modificação nos modelos atuais, a maioria já com três pinos (dois chatos e o terra redondo como o padrão americano), seria suficiente para dar a mesma segurança dos novos plugues. Bastaria criar uma espécie de ressalto em volta dos furos ou fazer com que ficassem mais fundos. Traria o mesmo efeito do novo modelo. E com um detalhe: SERIA MUITO MAIS BARATO E MAIS FUNCIONAL para as indústrias de materiais elétricos e equipamentos eletrônicos, obrigadas a se adequar às novas normas.

Outro detalhe: os novos tipos de plugue e tomada são diferentes de tudo que existe no mundo. Só o Brasil vai ter. Sendo assim, pode esquecer aquela câmera fotográfica nova que você comprou em Miami cujo carregador obedece ao padrão internacional, ou aquele Laptop que você trouxe do Japão. Vai carregar a bateria onde?

Ahaaaa! Mas ai vão fabricar por aqui também os adaptadores! Ou você acha que a Santa Ifigênia já não pensou nisso? Aí meu amigo, usou o adaptador, sua segurança vai pro brejo. Imagina o velho benjamim com 3 aparelhos plugados. Só os pinos vão ser novos - os buracos vão continuar os mesmos.

É... choque mesmo você vai levar quando ver a conta da compra das novas tomadas!

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário