segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Horário de Verão: ame ou odeie!

Todos os anos eu perco uma hora da minha preciosa vida. E depois me devolvem, meses depois sem juros nenhum - pelo contrário, vem com prejuízo e dos grandes. Mas eu amo o horário de verão. A gente sai do trabalho e ainda tá claro, dá a impressão de que sobra mais tempo pra ir pro boteco, pra academia, pro cinema ou pra uma simples caminhada na avenida. O pior é que a gente só se acostuma com ele quando já tá terminando. Até lá, tenta convencer o teu corpo que ja são uma da matina. Não dá! Ele vai querer te carregar pra cama só as duas. Só que se esquece de que no dia seguinte vai ter de acordar as sete. Ou melhor, biologicamente falando, as seis! É assim: a gente não consegue dormir cedo, MAS É OBRIGADO A ACORDAR CEDO!

É quem esquece de adiantar o relógio então? Sabia que segunda foi o Dia Mundial de Chegar Atrasado no Trabalho? Pelo menos é a desculpa que a maioria usa. O vagabundo fica mais uma horinha na cama e depois chega com aquela cara inchada, como se tivesse tomado picada de abelha, dizendo que se esqueceu de mudar os ponteiros. Se eu fosse dono de empresa, na sexta tinha dado um despertador de presente pra cada funcionário, daqueles baratinhos da 25 de março. E já adiantados! Aí não tinha desculpa.

O horário de verão foi criado para economizar energia. Belaroba!! Como economizar energia se agora quando você cai da cama ainda tá escuro? A luz que você não acende no final da tarde, acaba acendendo de manhazinha! Mas dizem que adianta, né?

O pior do horário de verão são outras desculpinhas que a gente dá. "Benhê, vem dormir, tá tarde. Calma amor, no horário antigo ainda são duas da manhã. Deixa acabar o filme". Ou senão... "Valfrido, pára de cochilar em cima da máquina de xerox! Peraí chefe, é horário de verão. To dormindo menos né?".

Agora quando acaba, é uma beleza. Você ganha duas meia-noites. Quem faz aniversário no dia seguinte ganha dois "parabéns-a-você". E vocês, mulheres, podem chegar uma hora atrasadas naquela boate que dá entrada "free" para damas até meia noite. Melhor ainda é poder dormir uma hora a mais no dia seguinte. Ô beleza! Só tem um porém: quando bater o domingão à noite, você já vai estar cochilando antes de começar o Pânico. Afinal foram quatro meses fazendo seu corpo pegar no sono mais cedo. Ô dureza!

Sabe que me toquei de uma coisa? Esse horário de verão ta fazendo a gente comemorar o níver de Cristo fora do horário faz tempo! Imagina: falta uma hora pra ele nascer e a gente já tá lá caindo de bêbado, cantando "jingoubéus" e desejando Feliz Natal pra todos! "Que vergonha!", deve pensar ele lá de cima!

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário