sábado, 11 de abril de 2009

Obrigatório... mas por sua conta!

A partir de 2010 os carros com o sistema de freios ABS não serão apenas privilégio de quem pode pagar por um carro de luxo, que geralmente trazem o sistema de série. Uma resolução do CONTRAN, que deve sair agora em abril, pretende tornar o sistema obrigatório em todos os carros "zero km" nacionais. A partir de 2014, nenhum deles deverá sair da fábrica sem o equipamento. O Air-bag já foi aprovado e também passa a ser ítem de série. Os dois sistemas, segundo estatísticas, são eficientes na redução de acidentes e de traumas às vítimas. O Brasil é um dos últimos países do mundo (dos que consideramos "em desenvolvimento", pelo menos) a adotar a obrigatoriedade desses sistemas. Esperou-se a morte de milhares de pessoas no trânsito para que isso fosse uma preocupação. Só tem um detalhe: não pense que você vai comprar seu carro popular com esses sistemas sem pagar mais por isso. O aumento deverá ser em torno de 10% do valor do veículo. Ou seja, você vai desenbolsar cerca de 2.800 reais a mais pela "obrigatoriedade".

No Brasil é assim, você paga por tudo que é obrigatório, mesmo que seja uma questão de segurança. E até de saúde, já que o uso do air-bag traz uma diminuição no trauma sofrido pelo motorista e passageiros nas colisões, reduzindo também o atendimento no sistema de saúde, seja ele público ou privado. Nos Estados Unidos, quando as coisas se tornam obrigatórias, o governo ou as próprias empresas arcam com os custos da mudança. E o consumidor tem o direito de escolher se quer essa segurança a mais ou não. É o caso do uso de capacetes. Sou a favor, claro. Mas lá fora só usa quem não quiser rachar a cabeça num acidente. Quem não quiser usar, é um problema dele arcar com seu próprio risco e não será multado por isso. Acho justo! Alguns governos deixam a critério das pessoas optar ou não pela sua segurança extra. Aqui, além de ser obrigatório, é caro e sujeito à punição. Pior do que isso - quase nada é fiscalizado. Pior ainda, vira indústria de multa pra sustentar roubos de dinheiro público.

Concordo plenamente com a obrigatoriedade do ABS e do air-bag. Só não concordo que isso encareça ainda mais veículos que já carregam no porta-malas uma carga insuportável de impostos (em torno de 54%). Mais uma vez esse governinho que tá ai empurra pro povo a responsabilidade de uma questão que é dever do estado. E ainda cobra caro por isso!

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário