Vejam isso: "A partir de 1.º de dezembro (2008), o prazo máximo de espera nos serviços de atendimento ao consumidor -SAC -será de um minuto, exceto em situações especiais. Nesta data, entram em vigor o decreto 6.523/08 e a portaria 2.014/08, que definem novas regras para esses serviços e determinam o tempo máximo de espera do consumidor para receber o atendimento telefônico. As novas regras foram estabelecidas pelo Governo Federal e valem para o atendimento dos serviços regulados pelo poder público federal: energia elétrica, telecomunicações (telefonia fixa e móvel, tv a cabo, internet), planos de saúde, aviação civil, empresas de ônibus, bancos e cartões de crédito fiscalizados pelo Banco Central".
Agora eu lhes pergunto: alguém consegue ser aendido dentro do tempo previsto nestas regras? DUVIDO! E mudo de sexo quando houver respeito das empresas nesse sentido. Vamos a dois bons exemplos: NET e CLARO.
Bom, a NET (acho que nem preciso dizer) é a campeã de reclamações no Procon. O cliente fica mais de um minuto só pra acessar os menus e ter o atendimento de um Zé Mané qualquer que vai te enrolar por mais uns 20, 30 e até 40 minutos como foi o caso da minha esposa. Era uma simples tentativa de transferir a assinatura de Florianópolis para São Paulo - coisa que a NET conseguiu transformar numa verdadeira romaria telefônica. Foram pelo menos duas semanas tentando, uns 15 atendentes, várias respostas mal-criadas e grosseiras por parte deles e nenhuma solução. Nos sentimos marginais que cometeram crimes a espera da sentença. Uma das atendentes, inclusive, achou ruim e foi grossa quando minha esposa pediu que ela aguardasse "um minutinho" enquanto procurava uma fatura anterior. "Não posso perder tempo minha senhora", respondeu ela. Mas e os 40 minutos aguardados por nós antes? Nós podemos perder tempo?! No final o melhor foi cancelar a assinatura e contratar outro serviço de tv a cabo (bem melhor por sinal. A outra empresa nos atendeu rapidamente e no mesmo dia do pedido estava tudo instalado e funcionando.)
Outra penúria foi a transferencia do nosso contrato de celular corporativo. Outra novela que demandou duas semanas de ligações e uma fila homérica na loja pra trocar o chip. Essa historia também de que a gente fica menos de 15 minutos em fila de banco, como manda a alei, é outra balela. Me pergunto então: pra que criar uma lei dessa se ela não é respeitada e nem fiscalizada? Alguém já reclamou da demora no banco e foi atendido? Alguem sabe de alguma agência que foi punida pela demora no atendimento? Ou companhia telefônica? Ou qualquer outro serviço? NUNCA! E nós consumidores continuamos a ser reféns desse desrespeito que nos torna seres insignificantes diante de alguns monópolios. Cade a fiscalização desses serviços? Cade a aplicação da lei? Nos Estados Unidos a gente pode processar uma empresa pela simples dificuldade de abrir uma embalagem. Mas não quero mudar pra lá - quero que as coisas funcionem aqui, no país onde nasci, fiu criado e trabalho. Como muitos dizem, não acho que a saída é a plataforma de embarque do aeroporto. A saída seria o governo tomar vergonha na cara e cuidar realmente do que deveria - a dignidade de seus habitantes.
E aproveito pra lhes dar uma dica: acessem o site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). É uma boa maneira de tentar resolver seus problemas já que com seus direitos você não consegue. Pelo menos é uma maneira de expor as cretinices e o desrespeito de algumas empresas que nos fazem de gato e sapato.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Ainda falta respeito e vergonha na cara
Assinar:
Postar comentários (Atom)
seja o primeiro a comentar!