quarta-feira, 24 de junho de 2009

Caravela naufraga e "empata" pesquisa contra o câncer

Quando se fala em desenvolvimento de tecnologia nucleares no Brasil todo mundo se assusta. Principalmente os ambientalistas. Na verdade precisa-se saber que tipo de tecnologia realmente está sendo desenvolvida. Essa semana fui conhecer o reator nuclear da USP e uma nova tecnologia que está sendo desenvolvida nos laboratórios de lá para a criação de uma nova fonte energética nuclear. Mas ninguém está pensando em construir bombas ali (a não ser que seja pra soltar no congresso nacional). O laboratório do IPEN (Instituto do Pesquisas Energéticas e Nucleares), em dois anos, vai conseguir produzir a semente IODO-125. Nada mais é que uma capsula microscópica que vai ajudar no combate a alguns tipos de câncer, entre eles o oftálmico, no cérebro e, principalmente, o da próstata. Carregada com uma pequena quantidade de material radioativo, as sementes são implantadas nos pacientes e borbadeiam os tumores.

O projeto levou dez anos pra chegar onde chegou hoje e vai levar mais dois anos para ser concluído. Todo esse tempo por falta de verba. Na verdade, mais por falta de vontade. O custo total não passa de dois milhões de reais - uma verdadeira ninharia quando se fala em procedimentos que pretendem combater uma doença como o câncer. Mas os coordenadores levaram quase uma década pra conseguir a verba toda enquanto outros milhões eram gastos com baboseiras. Um exemplo: quando o projeto foi apresentado em 2001, o governo gastou 4 milhões de reais (mais que o dobro da pesquisa) na construção de uma caravela para a comemoração dos 500 anos de descoberta do Brasil. E foi dinheiro literalmente jogado por água abaixo - a réplica da embarcação não saiu do lugar. Foi uma sucessão de fracassos que transformaram a maior atração das comemorações num verdadeiro e vergonhoso fiasco. Mais um êngodo e desperdício de dinheiro público patrocinados pelos nossos governantes.

Hoje o projeto ainda capenga por falta de funcionários. E enquanto isso gasta-se milhões de reais por mês pra sustentar aquela corja de Brasília que se intitula "deputados e senadores", seus funcionários fantasmas e suas famílias aproveitadoras que usam e abusam do nosso dinheiro. E eu ainda ouvi num discurso do Lula na primeira campanha que "investimentos em estudos e pesquisas tecnológicas seriam prioridade em seu governo" . Só se for para estudar e pesquisar formas de lesar cada vez mais o erário público. Ô nôjo que eu tenho desse povinho!!

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário