domingo, 16 de maio de 2010

Cães: melhores que muita gente por aí!

Vendo uma matéria no Domingo Espetacular nesse findi, sobre um serial killer de cachorros, me pergunto: o que leva uma pessoa a cometer tamanha crueldade? Esse tipo de gente, pra mim, deveria ter uma punição ainda maior do que assassinos de pessoas. As pessoas ainda tem a chance de se defender. Contra cães é uma covardia ainda maior, uma barbaridade. Porque tirar a vida de um animal que, quando muito, nos incomoda apenas com latidos e lambidas? Tá bom, eles também mordem, mas só quando acoados, judiados por nós, humanos. Deixemos eles no seus cantos e não sofreremos nada. E o que a justiça pode fazer com esse "animal" que está matando os cães? Talvez nada, talvez uma repreensão. Cães não são bichos em extinção, então isso não se caracteriza crime ambiental. Mas deveria ser! Maus tratos? Já viram alguém ser punido por isso?

Outro dia entro no elevador do meu prédio e vejo um alerta do síndico: "De acordo com ítem tal, do capítulo tal, do estatuto do condomínio, cães não podem mais circular por áreas de uso comum do prédio, devem descer apenas pelo elevador de serviço e no colo dos seus donos". Pura discriminação! Que mal faria um pequeno caozinho - no meu prédio só tem animais pequenos - descer pelo elevador social. A Ninna e a Mell , nossas yorkshire, sempre foram tratadas com carinho por todos do prédio por serem dóceis demais. E dormem em nossa cama. Agora, foram marginalizadas. Talvez por alguém que não goste de cães. Talvez por aquela entojada do sei-la-qual andar que nunca entrou no elevador quando elas estavam com a gente. Deveriam é proibir gente como essa moradora de subir com nossos cães no elevador. Gente desse tipo causa mal a eles. E à nós. Gente desse tipo tinha de descer pelo elevador de serviço e ser proibida de andar pelas áreas comuns quando nossos cães estiverem por ali.

Pra quem não sabe, cães ajudam pessoas a se curar de doenças, são excelentes companhias para idosos e, com seu faro, são capazes de identificar vários tipos de câncer, encontrar pessoas soterradas, drogas e são os únicos seres que não guardam rancor, máguas, não são vingativos. Os cães não precisam que você seja rico, que seja importante ou more numa mansão. Basta lhes atirar um graveto ou dar um pouco de carinho e eles lhes serão gratos pra sempre. Dê lhes uma bronca e, mesmo assim, eles vão abanar o rabo pra você no primeiro estalar de dedos. E vão sempre te esperar de orelhas baixas e olhar ansioso sempre que você estiver pra chegar em casa. Que outro ser teria tanta abnegação?

2 comentários

MAKARIAN disse...

Concordo! É é uma pena que existam pessoas assim. Esses sim são os verdadeiros animais. Cachorro é a melhor coisa da vida. Eles nos transformam, nos fazem seres melhores. Eu amo o meu e todos os outros! Bjok! Makarian!

Anônimo disse...

Ogg,
Ogg Ibrahim!
Voltamos à estaca zero com essa história de supervalorizar cachorros? Tudo bem que você goste muito, também gosto, mas, sejamos ponderados... Punir mais que assassinos de pessoas? Credo!
Hoje vi sua matéria no Jornal da RIC. Aquela sobre construção civil, e etc. Me faz uma favor: quando for entrevistar alguém, confisque antes o celular do entrevistado. Foi muito hilário!
Super beijo e continue cada vez mais bonitão!
Renate

Postar um comentário