sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A GAFE NOSSA DE CADA DIA

Carla Perez disse, recentemente, no Silvio Santos que o Alasca tem praia. No mesmo dia já tinha afirmado que o Deus grego que adorava vinho era “Barco”. E já respondeu, categoricamente, quando perguntada se tinha algum hobby: “tenho um preto mas gosto mais do vermelho”

Gafes são comuns. Quem nunca cometeu uma? Duvido que você, que está lendo esse artigo agora, já não tenha cometido um fiasco qualquer durante a sua vida, por menor que seja! Cometer gafes faz parte do ser humano. Errar faz parte do ser humano. Principalmente do brasileiro, um povo desencanado, despreocupado com etiquetas e formalidades.

Eu mesmo tenho uma coleçãozinha de gafes que protagonizei. Como uma, por exemplo, em que cheguei para o filho (filhoooo!) de um amigo que encontrei na rua e disse “Nossa, como cresceu essa menina!”. Pô, quem mandou usar aquele cabelão comprido a la roqueiro? Certa vez passei horas tentando convencer uma sitiante a me dar entrevista para uma matéria sobre o filho dela que tinha desaparecido. Quando consegui e durante a entrevista perguntei se o “Thiago” era bom filho, ela me disse? “Que Thiago? Meu filho que desapareceu chamava Nérso... e já faz uns trinta e cinco anos que ele sumiu!” Depois de quase uma hora fui perceber que tinha batido no sítio errado. A verdadeira história tinha acontecido na vizinha.

Mas eu tenho um amigo jornalista que, esse sim, pode ser considerado o “Rei da Gafe”. Ele já tem lá os seus cinqüenta e poucos anos, mas dá fora atrás de fora até hoje. O mais engraçado é vê-lo contando suas papagaiadas. Uma vez ele foi para a Espanha, pegou uma mobilete e foi conhecer umas praias. Chegou numa de nudismo e como sempre foi curioso pensou: “Vou nessa, aqui ninguém vai me reconhecer”. Estacionou a mobilete e se informou com o segurança onde podia tirar a roupa. Parou atrás da pedra indicada, ficou como veio ao mundo e pegou o livro que pretendia ler na praia (e alguém vai numa praia de nudismo pra ler?). Quando caminhava tranquilamente pela areia, avistou um monte de pessoas num restaurante no alto que gritavam e riam para ele. NENHUMA DELAS ESTAVA SEM ROUPA! Só aí é que ele foi perceber que tirou a roupa na pedra errada – era um pouco mais à frente. Só lhe restou usar o livro pra tapar o que podia e sair correndo.

Mas quem melhor que o nosso presidente para protagonizar gafes? O pior é que elas foram cometidas diante de alguns milhares de pessoas. Até no exterior! Olhem só:

“Não tem nada que cause mais inveja a um ex-marido do que ele ver a mulher dele mais feliz do que quando estava casada com ele”. Lula disse isso num palanque onde também estavam Marta e Eduardo Suplicy, já separados.

"O continente sul-americano e o continente árabe (??) não podem mais, no século XXI, ficar à espera de serem descobertos." Falando na Síria em 2004.

“Eu durmo com minhas cabeças tranqüilas” (??????). Durante coletiva em 2005. O pior é que elas não se entendem.

E por aí vai.

Mas o que fazer quando percebemos que cometemos uma gafe? NADA! O estrago já está feito. Só nos resta usar um sorriso amarelo, virar as costas e sair assoviando “Meu mundo caiu” em ré menor.

2 comentários

Anônimo disse...

Olá Ogg,adoro ler seus posts e embora não comente estou sempre por aqui. Adorei Ídolos que inspiram e motivam e pensei que seria ótimo para que as "celebridades" deslumbradas com a fama de 15 minutos reflitam.

bjs

Teresa

Ana Beatriz Camargo disse...

A melhor e mais louvável parte da gafe é cantar "meu mundo caiu" depois, rs...

Postar um comentário