domingo, 27 de dezembro de 2009

Ano Novo! Será mesmo?

Mais um ano chega ao fim. É engraçado como o “suposto” término de um período promove mudanças em nossas vidas. A cada dia 31 de dezembro, fazemos promessas disso e daquilo, decidimos o que será e o que não será mais feito e escolhemos o que queremos e não queremos mais.

Na verdade somos tomados por um suposto poder, um suposto controle de nossas vidas que realmente não temos. A vida é imprevisível e por mais projetos que traçamos, nunca sabemos ao certo se eles serão concretizados. Como muito se diz, a única coisa certa nessa vida é a morte.

Não vejo a virada do ano como o fim ou o começo de algo. É claro que fomos educados em nossa cultura a comemorar isso, mas devemos manter a consciência de que o dia seguinte, o dia primeiro de janeiro, não será diferente do dia 25 de outubro, ou do dia 16 de março, a não ser pelo fato de ser um feriado como outros tantos feriados.

Então por que deveria ser o começo de uma nova etapa da vida? Por que não fazer esse começo hoje ou dia 08 de agosto? Por que não tratar como ano novo o momento em que nos curamos de uma doença, nos recuperamos de um acidente, conseguimos um emprego melhor, nos casamos ou temos um filho?

Muitas pessoas esperam essa virada para perdoar alguém. Outros, para iniciar um novo projeto, para emagrecer, para voltar a estudar. Milhares esperam mudar, se tornar pessoas melhores.
Outra centena espera o momento apenas para agradecer pelo ano que se foi. E me pergunto: por que esperar a virada do ano pra tudo isso? Esses deveriam ser exercícios diários de consciência.

De qualquer forma, o que importa é o que sentimos. A mudança é mítica, mas se isso nos faz acreditar que tudo será diferente, então que seja. Façamos do dia primeiro o marco zero de uma nova era, mas jamais esqueçamos de ser humildes e altruístas também nos 364 dias seguintes.

FELIZ DIAS RENOVADOS A TODOS!

1 comentário

Unknown disse...

Seria O ideal se todos tivessem o mesmo pensamento, porém como você mesmo disse, cada um com as suas verdades. Amei "Sermos Humildes e altruístas também nos 364 dias" -
Parabéns - Feliz Ano Novo..

Postar um comentário