terça-feira, 28 de julho de 2009

O boom da "descomunicação"

Vamos tomar um choppinho naquele lugar de sempre? A mensagem foi por celular. Como não obtive resposta - e o combinado era responder só se houvesse algum problema - saí do trabalho e fui pro boteco. Tres dias depois ainda estou esperando a chegada do colega. A mensagem não chegou!

Vovó está muito doente. Precisamos que você venha o quanto antes. O scrap no orkut era para ser lido com urgência e não depois do velório da vovó, cinco dias depois. Agora não adianta chorar.

Quase todos os dias vejo pessoas colocando no Twitter o que está fazendo naquele momento. Para que eu quero saber o que as pessoas fazem o dia todo? E pra que colocar ali todos os meus passos, pensamentos ou atividades cotidianas? Faço isso aqui no blog e só quando tenho vontade.

Usar todas as ferramentas disponíveis de comunicação virtual como MSN, Orkut, Facebook, Twitter, entre outras, só está distanciando as pessoas umas das outras. Quando me pego fazendo isso também me toco de, ao invés de escrever, ligar pra pessoa pra ouvir a voz, pra não esquecê-la. Senão daqui a pouco você recebe uma ligação da sua mãe e pergunta "quem tá falando?".

Adoro usar tuda essa tecnologia, mas estou me policiando ultimamente. Quando começo a mandar uma mensagem celular pra alguém pra marcar algum encontro ou simplesmente pedir uma informação, paro imediatamente e ligo. Se a pessoa não puder atender, ela me dirá ou simplesmente não vai atender.

O problema é que estamos confiando demais nesses sistemas e nem sempre eles tem funcionado direito. Msm de celular não chegam, scraps não são lidos a tempo, mensagens podem ser mal interpretadas. Falar é uma coisa, escrever é outra. Diga para uma pessoa "deixe de ser idiota" com um suave sorriso no rosto, aquele ar sarcástico e dê um leve puxãozinho de orelha nela - a reação nada mais será que uma brincadeira entre amigos. Agora escreva pra alguém "deixe de ser idiota" sem os demais recursos pessoais e aguarde a resposta.

Outro dia vi duas colegas da redação conversando pelo MSN na mesma sala, quase uma de frente pra outra. Achei um absurdo. Queriam fofocar, que descessem para a cafeteria! Pra que ainda deixar registrado no cache do computador uma conversa que pode ofender alguém?

Se essa "descomunicação" continuar, daqui a pouco vamos pedir a mão de alguém em casamento por vídeo conferência, tomar um chope virtual sem gosto nenhum com um amigo e até fazer sexo pelo Messenger. Tudo bem que já inventaram brinquedinhos que vibram ligados ao micro. Mas ouvir um grito de orgasmo pelas caixas de som não deve ser nada animador. Cuidado!

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário