quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Encarando a tempestade

A rotina diária de São Paulo, pelo menos nos últimos 43 dias, tem sido assim: céu claro pela manhã, temperatura alta e temporais à tarde que provocam transtorno em toda a cidade. O paulistano parece até estar se acostumando a isso. Como estamos acompanhando esse trágico cotidiano, resolvemos fazer algo diferente. Meus superiores determinaram que não só deveríamos cobrir as enchentes como "participar" delas. Levei isso ao pé da letra.

Primeiro gravamos a participação de alguns repórteres durante a tarde mostrando a situação do tempo naquele momento, por volta das 15 horas. Conferimos com nossa meteorologista, Laura Ferreira, como seria no decorrer do dia, até o final da tarde e, assim, conseguimos ter indícios de onde o temporal cairia com mais força. Saímos a caça da tempestade como naqueles episódios do "Caçadores de Tornados", do Discovey Channel: "Vira ali. Entra a direita agora. Segue em frente... Não, entra aqui agora...". Íamos seguindo por onde as nuvens se apresentavam mais carregadas, tentando driblar o trânsito.

Quando o tempo escureceu, resolvemos parar o carro para preparar o equipamento - colocar a capa na câmera, vestirmos as nossas, colocar galocha, etc. Mas mal deu tempo de abrir as portas, o céu desabou em cima de nós. Eu estava muito disposto a voltar para a redação com algo diferente, participar mesmo da chuva como os editores queriam. Não pensei duas vezes - encarei a tempestade de frente. O resultado da reportagem vocês acompanham no vídeo abaixo.

Como se diz figurativamente, "voltei molhado até os documentos". E, literalmente, minha carteira no bolso da calça encharcou. Ossos do ofício!

http://videos.r7.com/paulistanos-sao-refens-do-ceu-por-causa-das-chuvas/idmedia/1ca3e6858fd009b1f672216cd20499b7.html

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário