segunda-feira, 25 de abril de 2011

Basta um simples gesto!

A vida é um eterno aprendizado. Coitado daquele que acha que sabe de tudo, por mais que tenha rodado por ai, conhecido pessoas e lugares, sofrido dores ou vivido amores. Não é bem assim. Se aprende muito com isso, claro. Mas a escola da vida é incansável no seu ensinamento.

Eu por exemplo, tenho 46 anos bem vividos. Morei em várias cidades, minha família simples ficou rica e empobreceu antes de eu crescer, perdi pessoas queridas, conheci outras fantásticas, caí, levantei, caí de novo, levantei de novo. Enfim, vivi experiencias que muitas pessoas mais velhas não viveram. Mesmo assim, me acho imaturo no quesito sabedoria.

Muitas vezes me cobram domínio sobre um determinado assunto: "poxa, você é jornalista, tinha de saber!". E quem falou que jornalistas tem de saber de tudo? Claro, somos pessoas informadas, talvez mais pelo exercicio da profissão do que pela própria curiosidade. Mas somos humanos e não adivinhos. As vezes passo batido por questões que estão tilintando na tela da TV ou nos sites noticiosos. Isso porque me debruço com afinco no assunto do qual estou tratando em alguma matéria e isso, as vezes, me desvia a atenção de outros temas.

Mas não é bem desse tipo de aprendizado do qual estou querendo falar. Não falo do aprenzidado dos livros, das notícias, da escola. Falo do aprendizado da vida, daquilo que nos ensina a ser mais humanos, a ser pessoas melhores, a errar menos com os outros, mesmo que estes erros façam parte da nossa "humanidade". E todos os dias acordo pensando em como aprender mais. Não descobri a formula perfeita para isso, mas descobri que é fácil e simples: basta observar a vida que nos rodeia.

Vou dar um exemplo. Sempre quando eu chegava na TV pela manhã, bem cedinho, e cruzava com as pessoas, eu dava bom dia a todos. Percebi que muitas pessoas nem olhavam na minha cara e nem respondiam, baixavam a cabeça quando cruzavam por mim ou com qualquer outra pessoa. Por achar isso estranho demais, pensei comigo: "só vou dar bom dia a quem me olhar nos olhos e sorrir também". Passei a fazer isso. Caminhando pelos corredores eu fitava as pessoas em busca de um olhar solidário. Aqueles que passavam reto, quase esbarrando na gente, sem expressar qualquer reação amigável, deixava de ganhar o meu bom dia. Ah, vá se foder! Eu aqui na maior educação gastando saliva com gente "recalcada"? Pensava eu.

De repente, aprendi que não era esse o melhor caminho. Mas ninguem me ensinou. Eu simplesmente resolvi fazer um teste: passei a dar bom dia mesmo à aqueles carrancudos que pareciam estar de mal da vida. No começo era unilateral, algumas pessoas continuavam carrancudas e com cara de poucos amigos. Com o tempo, o meu insistente "bom-dia" foi quebrando esse gelo. Hoje, não são todas, mas algumas pessoas que antes passavam reto, hoje me sorriem e retribuem.

É desse aprendizado que estou falando, o de experimentar algo novo com a intenção de nos tornarmos melhor, de fazer nosso dia e o das outras pessoas melhor, de nos deixar com a sensação, ao final, de missão cumprida. Pelo menos naquele dia. É explêndida a sensação de êxito num simples ato que mudou algo. Tenho certeza de que essas pessoas que antes não me cumprimentavam, hoje passaram até a cumprimentar outros com os quais também cruzavam sem ser gentis.

Mas não são apenas "bons-dias" que podem nos trazer esse aprendizado tão valoroso em nossas vidas. Catar do chão um papel de bala que não foi você quem jogou; ajudar uma velhinha a carregar compras; dar lugar na fila do supermercado a alguém que comprou apenas uma latinha de refrigerante; pedir licença, desculpa e agradecer sempre com um simples "obrigado", também pode ter um efeito surpreendente na vida de cada um. E se multiplicarmos exponencialmente esses atos, podemos ter uma convivência muito melhor com os que nos cercam.

Buzinar apressado para o carro da frente não vai fazer você chegar mais rápido. Nem xingar com mil palavrões aquele motorista que te fechou vai te deixar mais calmo. Lembre-se que gentileza gera gentileza. Da mesma forma que agressão gera agressão. Veja o vídeo abaixo até o final e você entenderá a sensação de ter feito algo de bom, algo útil, algo nobre. Por mais que seja apenas colocar uma simples garrafa plástica no lixo.

Fique em paz!

4 comentários

Lilian Brandilla Calazans disse...

Que ser humano lindo que vc é! As pessoas que te rodeiam deveriam se inspirar em você. Falta "gente" nesse mundo! Parabéns pela postagem!

FC disse...

Sensacional, meu amigo. E o video matou a pau! Abçs.

Carol Manu disse...

Adorei esse texto...pura realidade no mundo em que vivemos onde as pessoas vivem sempre com pressa, apavoradas, sem cordialidade...irritando-se e aos outros no meio em que convive. Adquirindo doenças por stress...
Belas palavras!

Sig Souza disse...

Pois é.. eu sou bem mais velho que vc e me considero,como dizia o poeta, um eterno aprendiz.A gente não envelhece depois de viver muitos anos, a gente envelhece quando para de aprender. Os medicos que tratam do Mal de Alzeimer (não sei se escrevi certo) que o digam.
A BELEZA DA VIDA É QUE SEMPRE HA ALGO MAIS PARA APRENDER,não é?

Postar um comentário