segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Candidatos sem noção, voto sem opção!

Em quem votar? Em quem votar? Em quem votar?

Eu não voto em São Paulo. Como meu título ainda é de Mato Grosso do Sul vou ter de justificar por mais uma eleição. Não acho ruim, afinal quando não se tem em quem votar, considero a justificativa eleitoral o melhor caminho. Mas sou contra o voto nulo ou em branco, pois eles dão oportunidades de cretinos e salafrários se elegerem sem muito esforço. Prefiro votar nos menos piores. Mas depois de ver o debate de ontem na Record, não há melhores, nem menos piores - são todos péssimos a um mesmo nível.

Se havia alguém que já tinha decidido seu voto, se juntou aos milhões de indecisos deste país. Ao contrário de ajudar alguém nessa decisão, a postura dos candidatos no debate serviu mais para reforçar a idéia de que não temos ninguém decente para representar este país.

O que vi nos candidatos ontem foi: uma Dilma despreparada e destemperada, que gagueja, tremula e busca no ar concisão para suas palavras como se procurasse apoio para suas mentiras. Ao lado outra mulher, sonhadora, que acredita que pode salvar o mundo com conceitos ecológicos e ambientais sem perceber que o país também vive do capitalismo, do crescimento, da infraestrutura que muitas vezes ferem esses conceitos. Do outro lado, vi um Serra mais sabonete que nunca, escorregando das perguntas mais efervescentes e sem atacar sua principal oponente, por mais que tivesse em mãos as denúncias que bradou durante toda a campanha. E por fim, o maluco-beleza do Plínio que parecia ter esquecido dos remédios que o deixam "mais ou menos" normal. Apesar de tudo, ele foi a atração do debate - o único que atacou todo mundo sem papas na língua, fez o público rir com aquele ar de vampiro do filme Anjos da Noite e ganhou aplausos (mais pelas gracinhas do que pela lucidez). Agora, defender um salário mínimo de dois mil e quinhentos reais? Cade o remédio do Plínio?

Me coloquei no lugar de um eleitor que terá a obrigação de votar no dia 03, sem justificativa. Me apavorei, fiquei sem saber em quem. Fiquei na dúvida entre eleger alguém que vá apenas "cumprir tabela", sem trazer algo de novo para o país, ou tornar meu voto nulo em protesto a falta de opções. Sinto pena daqueles que terão de decidir isso no próximo fim de semana.

E fico ainda mais aterrorizado quando penso nos candidatos a deputado e senador que eu teria de escolher se votasse aqui. Tiririca? Netinho Bate em Mulher? Mercador Mercadante? Marta Suplício? Maguila? Meu Deus! Ainda bem que minha justificativa de voto vai me livrar de escolher alguém desse "Circo dos Horrores"!

5 comentários

@maguilherme disse...

Caro Ogg, sinto o peso da responsabilidade do meu voto a cada 2 anos. É um tormento, quase tortura chinesa. Até outro dia eu discutia por horas com amigos, defendendo ideologia partidária, hoje em dia não rola mais, não tem como defender algo que eu não acredito e minha paciência se esgotou.
Abs e sucesso....

Anônimo disse...

Invejo (uma inveja saudável) quem pode apenas justificar o voto. Pensei até em dar um pulinho em Recife no dia da eleição, só para não estar aqui e ter a chance de justificar o voto, mas vou dar plantão. Digo que não vou votar, ouço todo tipo de críticas e xingamentos. Não tenho candidatos a presidente, ao Senado, à Câmara Federal e nem á ALE. Dilma?? Serra?? Collor? Renan Calheiros, HH?? Sem falar nos pistoleiros candidatos a deputados estaduais e federais!! Amigo, tô fora. Aqui, os cretinos e salafrários (e assassinos) sempre terminam se elegendo fácil. Deus nos acuda!

Flávia Mendonça - Maceió/AL

Anônimo disse...

Pois e Ogg, vc disse tudo que ta entalado aqui comigo,queria estar bem longe daqui e poder tb justificar meu voto. Disse tudo!Ta cada vez pior! Agora fico indignada em ter que aguentar uma mulher, que nem parece mulher, como presidenta!Gostaria muito que o nosso pais tivesse uma presidente mulher, mas ela so tem nome de mulher. Muito estranha! Mentirosa,arrogante...ai ai! Deus tende piedade de nos!!! Bjks... Marcia Dutra.

Anônimo disse...

Ogg,
Ogg Ibrahim!
Então, estou na lista dos felizardos que poderão justificar o voto no próximo domingo. Não posso dizer "Graças a Deus" porque é por uma doença e estou fora do meu domicílio eleitoral. Mas ficarei muito feliz em me arrastar, capengando, com dreno e tudo mais, até a seção mais próxima, sem nem precisar ficar em fila, e JUSTIFICAR o meu não voto. Entendo você, votar nestas eleições está sendo tão ou mais desagradável do que o cancer que tento conter. O que será do Brasil dos meus filhos com essa Dilma aí?
Super abraço.
Renate

Anônimo disse...

Ogg invejo-me de ti.
Sou eleitora Sul-mato-grossense, o caos esta instalado aqui, a operação em Dourados reflete a ponta do iceberg da política/politicagem nacional. Moro em Corguinho, confesso que dá para contar as pessoas que ainda votam por Ideologia, por acreditar em mudanças, por pensar em um Todo, em uma Sociedade melhor. É cruel admitir que uma cidade com quase 3100 eleitores exige que um novato candidato a prefeito que gaste no mínimo R$ 500.000 para garantir sua vitória independente da sua capacidade administrativa. A população quer dinheiro rápido, fácil, vive no imediatismo do dia-a-dia sem refletir nas conseqüências. A bola de neve fica cada vez maior a cada eleição, sempre perpetua os politiqueiros de renome ou um sucessor dos mesmos. Realmente o povo tem o representante que merece. Gostaria de saber até quando acreditaram nisso?

Postar um comentário