segunda-feira, 5 de julho de 2010

Perdemos a Copa. E daí?

Perdemos a copa! Eu confesso que, desde o primeiro jogo, já não apostava nem na chegada às quartas de finais. Porque? A convocação foi muito pessoal. Dunga não quis ouvir ninguém, contrariou milhões de brasileiros que queriam outras estrelas no time, fechou os treinos, cercou os jogadores de segurança excessiva. Nunca a seleção foi tão protegida. Além disso, seu mau-humor deixou claro a falta de positivismo do técnico. Quem é otimista e confiante não demonstra as diversas reações que ele exibiu diante das câmeras. A energia da seleção não estava boa.

Assim, perdemos a chance de chegar lá. Mas e daí? Chega de falar nisso, já foi, acabou. O Brasil precisa agora de otimismo, de tocar a vida em frente. Copa temos de quatro em quatro anos, quem sabe em 2014 a gente chega mais perto do hexa. Chega de parar o país por causa de um jogo de futebol. Na semana passada, tivemos apenas três dias úteis - a segunda e a sexta ficaram por conta das comemorações (as de segunda) e lamentações (as de sexta). Enquanto isso, coisas importantes foram deixadas para trás.

Quase ninguém lembrou que na sexta o impostômetro de São Paulo mostrou que já pagamos esse ano cerca de 600 bilhões de reais em impostos. Ninguém também, a não ser a família, se perguntou o que a polícia fez na sexta para buscar novas provas sobre o assassinato de Mércia Nakashina. Alguém sabe por acaso quantas pessoas ficaram sem atendimento médico nos pronto-socorros, hospitais e postos de saúde durante os dias de jogo da seleção? Na sexta mesmo fiquei sabendo que dezenas, centenas, milhares de pessoas encerraram seus expedientes depois das 13 horas, ou seja, depois do jogo, lamentando a derrota para a Holanda.

Acho que existem coisas mais importantes do que uma copa de futebol perdida. Há mais coisas a se comemorar que mais um título mundial. Como por exemplo o título que uma pequena cidade do interior de São Paulo recebeu em educação. Cresci em Cajuru, a 300 km da capital. Gente hospitaleira e amiga, todos se conhecem. Ainda tenho raízes e amigos por lá e uma vez por mês passo por ali para ir a fazenda de uma tia que mora na cidade. Cajuru parece que parou no tempo. Ainda mantém antigas construções, hoje restauradas, que abrigam lojas, farmácias, bares e outros comércios. Cajuru parece, mas não parou no tempo. A cidade foi eleita a primeira do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Cinco escolas da cidade estão entre as dez melhores do país. Isso sim é motivo para comemoração. Não é o Rio, não é São Paulo, não é Florianópolis - é uma cidade com pouco mais de 25 mil habitantes e orçamento em torno de 34 milhões de reais por ano. Só que o município aplicou quase a metade disso (12 milhões) na rede pública de ensino. Isso porque, por lei, obriga-se a aplicação de 25%. O prefeito achou pouco e investiu mais. O resultado é bem mais significativo que ter mais uma taça de copa do mundo na prateleira. E custou bem menos que a participação da nossa seleção na África.

Essa notícia me faz ter orgulho de ser um cajuruense de coração. E digo mais: estudei em duas de suas escolas públicas, as únicas que exitiam na época na cidade, e essa base educacional me permitiu chegar onde estou hoje.

Precisamos mudar nossos valores. A sensação efêmera de ganharmos um campeonato mundial de futebol precisa ser suplantado pela emoção e importância de termos no país cidades como Cajuru que torce por algo mais valioso que um jogo de futebol.

2 comentários

Érica disse...

Finalmente um comentário lúcido sobre Copa do Mundo!!! No país q idolatra futebol, que vive e respira este esporte, sobre nada mais se fala e comenta. Chega né?
Dentro de alguns meses vamos eleger mais um presidente(a) e parece que ninguém está muito preocupado com isso, mas o futuro chegou e o governante que vamos eleger agora, definirá anos importantíssimos para toda uma geração de brasileiros. Acorda Brasil!!
Parabéns Ogg, pela tua Cajuru, pela tua sensibilidade e principalmente pela estrela q vc sempre carregou!!
Érica (Campo Grande/MS)

Anônimo disse...

Muito bom!Futebol não é tudo..aliás tem muita coisa mais valiosa!!!

Postar um comentário