Nunca comprei nada deles. Talvez porque sempre tenho a sensação de estar levando gato por lebre. E depois de ler alguns comentários em sites de reclamação (como o Reclame Aqui, por exemplo), fiquei com a pulga atrás da orelha. Com uma só não, com um cachorro pulguento atrás da orelha!
E posso justificar. Outro dia estava eu com minha digníssima esposa num caro restaurante dos Jardins (caro mas com uma comida honestamente maravilhosa). Pedi um belo "Bife de Chourizo", uma das especialidades da casa. É pra duas pessoas, mas serve três muito bem. Enquanto esperava pelo prato chegou um pai com dois filhos adolescentes. Pelo jeito ambos os filhos tinham comprado uma promoção tipo Peixe Urbano e quiseram levar o pai pra almoçar fora. Sentaram na mesa bem ao meu lado. Quando eles anunciaram que tinham vouchers de compra coletiva percebi o maitre torcendo o nariz. Ele anotou o pedido e disse para o garçom, sussurrando, quase ao pé do ouvido: "Vai um peixe urbano ali!". Pensei comigo, precisava rotular?
Percebi que sim, depois, quando vi o prato deles. O meu suculento bife de chourizo, pra eles não passou de um bifinho dismilinguido que mal dava pra uma pessoa comer! E era o mesmo pedido!! Entendi porque o "vai um peixe urbano ali!".
Lendo reclamações sobre sites de compras coletivas no Reclame Aqui vi outro caso interessante que reproduzo abaixo como foi publicado:
"NAO GOSTEI DESTAS COMPRAS COLETIVAS, POIS O SALAO QUE SEMPRE VOU COMEÇOU A PARTICIPAR E MUDOU A ATENDENTE. ELA NAO ME CONHECIA E AO CHEGAR ME PERGUNTOU ASSIM: "VC E DO CUPOM?" MAS ASSIM, VEIO GROSSA! EU DISSE NAO! ELA CHEGOU ME DEU UM BEIJINHO E PASSOU A SER SUPER ATENCIOSA. SENTEI NA CADEIRA, A CABELEREIRA FALOU: "OLHA ELA E UMA CLIENTE ESPECIAL, É OUTRO PRODUTO. PEGA AQUELE". IMAGINA O QUE ELES COLOCAM EM QUEM NAO E ESPECIAL? NUNCA COMPRAREI SERVIÇOS ASSIM MAIS. FIQUEI COM MEDO PELO QUE VI" .
E há centenas de outras reclamações do tipo. Aí fico pensando: o quanto esse "barato" não sai caro? Já fiquei tentado, várias vezes, a comprar ingressos de shows e peças de teatro mas tenho medo de me colocarem pra sentar num tambor de plástico atrás da última fila, embaixo do ar-condicionado pingando, ao lado da porta do banheiro quebrada!
Uma amiga estava super feliz porque tinha comprado cupons de uma "escova progressiva + hidratação + lavagem com shampoo importado da indonésia", pagando apenas 19 reais! Correu pro salão porque tinha uma festa de casamento dois dias depois. Pensa se ela conseguiu marcar a sessão. O casal já está comemorando 6 meses de casório e nada de horário pra fazer a tal da escova.
Pense bem na hora de fazer sua compra coletiva. A raiva também pode ser em grupo!
Em tempo, antes que os sites de compras coletivas de revoltem contra mim: as reclamações são contra as empresas que oferecem os descontos, ok? Não contra os sites.
6 comentários
Sou muito conservador c/relação a essas novidades... até mesmo pra oferecer minha empresa nesses sites...vejo que sempre vai existir alguém insatisfeito c/tal serviço,por isso na dúvida,resolvi não arriscar p/não ficar "queimado" perante meus concorrentes, pois "o barato pode sair caro" p/ambos os lados..
Não posso falar por todos os estabelecimentos, mas já comprei umas 30 promoções aqui em Floripa e não tenho qualquer tipo de reclamação.
Tenho conhecido restaurantes maravilhosos, que antes passavam desapercebidos e hoje estão entre meus preferidos, desde que fui como cliente de compra coletiva.
Nunca senti qualquer tipo de discriminação, muito pelo contrário... sempre fui bem atendida e quis voltar. Aliás, acho que esse é o grande ganho dos donos dos restaurantes, então é inadimissível que atendam mal. Não faz sentido, né?
Sugiro que vocês comprem um dia, para ter essa experiência. Eu adoro.
Beijinhos, com saudades,
da "filhota" Jú!
Tive essa sensação neste sabado aqui em Campo Grande, eu e meu marido saimos para comer uma filé à parmegiane que havia comprado num site de compras coletivas, o tratamento foi visivelmente desigual, sem falar que o prato era para duas pessoas e veio apenas um filé boiando em um refratário enorme cheio de molho! As pessoas que foram ao restaurante sem o cupom, os garçons serviram os pratos, o nosso, ele simplesmente pôs à mesa! Acho que eles não percebem que com isso o estabelecimento está manchando sua imagem, já que nós não voltaremos lá e faremos propaganda boca a boca de forma negativa! Se vender coletivamente não é bom para o estabelecimento, poruqe eles entram então na promoção?
agradeço esta reportagem que vc colocou a respeito destes site de compra coletiva , pois me alertou para nao adquirir nada deles, pois ja estou com um problema serio com compra feita pela internet com as lojas ricardo eletro,continue publicando , pois serve de alerta para nós consumidores
POis é - Mas isto não é culpa das empresas de compra coletiva-E sim dos estabelecimentos que aderem sem a minima etica- Culpa do proprietario que não possui a minima condiçao de entender a abrangencai deste produto/serviço- Particularmente fiz na minha empresa Unica Lavanderia e tivemos uma adesão tão grande que me deixou ainda mais satisfeito-Porem eu a esperava-POrque nós tratamos todos os clientes de uma forma especial- O cliente de compra coletiva possui os mesmo tratamento e os mesmos produtos que dispensamos aos demais- Uma pena este tipo de comentario pois demonstra que ainda uma pequena parcela de empresarios nao possuem condiçoes profissionais de estabelecer-se.Pior ainda é ver que algumas pessoas apenas garantem ou percebem qualidade no que é caro-Tenho certeza que o Almoço que foi servido neste comentario do trexto anexo foi seguido de alguma bebida,sobremesa e outro prato,estes proporcinaram um lucro razoavel,perdeu uma grande oportunidade de ao tratar bem o cliente estar mostrando a este seu restaurante e fidelizando-o- Mas acredito que é uma pequena minoria que pensa assim ainda no Brasil- MInha experiencia como empresario que aderiu ao compra coletiva foi maravilhosa e assim como comprador o é sempre , mas claro , nao compro de qualquer lugar,sendo ou não compra coletiva-`Qdo uma empresa diferencia clientes por receber Amex ou Couppoum,pode ter certeza que não me merece,principalmente se eu for pagar com meu Amex.
Sabe? As pessoa vão atras de "vantagens" achando que alguem monta toda uma estrutura de empresa para dar as coisas de graça. Santa ingenuidade que garante a sobrevivencia de picaretas e parasitas comerciais. Sim porque eles não produzem nada , apenas exploram quem realmente produz, são portanto,parasitas.Quando quero comprar algo prefiro ir ate a loja(deixa de preguiça..)e ver o artigo que estou comprando ao vivo.