Não podem entregar? Leva você mesmo!
Muita gente não sabe, mas desde outubro de 2009 passou a vigorar no estado de São Paulo uma lei que obriga as empresas a cumprirem esse prazo de entrega que foi acertado com o cliente no dia da compra. Exatamente para que você não fique que nem um tonto esperando o caminhão chegar. Se foi acertado de manhã, a entrega tem de ser feita entre 8 e meio dia. Se na parte da tarde, das 13 as 18 horas. Agora me pergunta se estão respeitando isso? Já sabe a resposta né?
Conversei com Patrícia, uma de nossas personagens. Em dezembro ela comprou um rack para a TV da sala nas Lojas Mar... Bom, acho melhor eu não falar o nome. Ficaram de entregar em 10 dias, afinal ela queria que a sala ficasse mais bonita para a festa de Natal da família. Se passaram dez dias, vinte, TRINTA e NADA!!! O móvel não chegou. O maridão foi lá reclamar de novo (ele já tinha ido outras 5 vezes) e queria cancelar a compra e o carnê com as prestações- esse sim chegou bem antes. Mas o gerente não deixou - só faltou colocar o rack nas costas e levar na casa da Patrícia. Resumo da ópera: o que era pro Natal, acabou ficando para o carnaval. E na noite da ceia natalina, tava lá a TV da Patrícia em cima de um caixote!
Aí, pra matéria, fui conversar com o superintendente da Associação Comercial de São Paulo para que ele me dissesse porque as lojas não conseguem cumprir esse prazo de entrega. Até que a justificativa dele foi convincente: as lojas não tem apenas um produto para entregar, são milhares no Brasil todo. Em São Paulo, especificamente, é quase impossível chegar na hora marcada por causa do trânsito, dos rodízios e de outras situações adversas que uma cidade como essa tem. Tá, mas como faz pra resolver isso? Bom, explica ele, "as empresas teriam de aumentar a frota de veículos, contratar mais gente pra despachar a mercadoria e isso gera custos". E quem paga a conta? Nós consumidores, claro! Mais uma vez sobra pra gente pagar o pato.
Aí fico pensando: quer dizer que criaram uma lei pra defender a gente mas para que seja cumprida nós teremos de pagar mais caro? É isso? Ah, tá! É o mesmo que acontece quando se aumenta o ISS, o ICMS ou outro imposto qualquer. As empresas pagam mais. MAS PRA QUEM SOBRA DE NOVO? Nós, que pagamos esses aumentos no preço dos produtos que compramos. E se no caso da entrega, as lojas resolverem não mais entregar nada por causa da lei, vai lá você pagar um "carreto" pra ir buscar seu fogão!
Quando eu falo que falta gente séria nesse país...
2 comentários
Se ele usa a desculpa de que em São Paulo o trânsito é complicado, tem muita entrega, etc. Então em Fortaleza eles devem " rezar" na mesma cartilha. Aqui já tive problemas sobrando em várias vezes que fiz compras, além da demora, em muitos casos os produtos ainda chegam com defeito. Sem falar que precisamos pagar além da taxa de entrega, em alguns casos, a montagem. Um desrespeito!!
Aqui (Maceió) não temos essa lei. Aqui, na maioria das lojas, pagamos frete pela entrega. Semana passada, desfiz o negócio da compra de uma máquina de lavar roupas numa grande rede de magazines aqui do Nordeste (que já pertenceu a um pernambucano, mas agora é de americanos). Fiz um escândalo, mas consegui. Antes, tentei consertar a máquina, que tem 2 anos de uso. Mas a autorizada da marca (aquela, que só da ela) disse ter pedido a peça necessária ao conserto, mas 3 meses depois, necas de pitibiribas.
Em Sumpaulo, Fortaleza, Maceió consumidor tem mesmo é que se lascar. Enquanto não passa a raiva, tô lavando roupa no tanque. Dá pra tú?
Flávia Mendonça - Maceió/AL